Written by icempb

O CHA para a Empregabilidade e Sucesso (Conhecimento, Habilidade e Atitude)

Muito se fala a respeito da alta competitividade, concorrência e crise em todos os setores e profissões do mundo. Mas, raramente apresenta-se a solução, ou seja, como superar estas dificuldades e obter a tão sonhada empregabilidade e, como consequência, o sucesso?

Antes de tudo, é importante saber que o termo empregabilidade refere-se à capacidade de adquirir, desenvolver e aplicar as competências que o mercado exige, independente da área de atuação.

Por isso, se faz necessário saber que competência é a junção e coordenação de um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (o CHA).

As constantes mudanças no mundo do trabalho deixam a competição por uma posição no mercado e nas organizações cada vez mais acirrada. Por esse motivo, é tão importante o desenvolvimento de competências (capital intelectual e competência comportamental) que levam ao tão sonhado sucesso profissional. Deste modo, todos deveriam implementar estratégias para se adaptar positivamente no contexto descrito anteriormente.

Mas, por que as competências influenciam tanto para obter sucesso profissional?

Para responder esta pergunta, descreve-se abaixo qual o caminho para aumentar as chances de se tornar um profissional de sucesso, independente da área de atuação. Em outras palavras, quanto mais desenvolver o CHA, maiores serão as possiblidades e garantia de empregabilidade.

A seguir, apresenta-se o CHA das principais qualidades demandadas para a garantia de empregabilidade.

 

Conhecimento (Saber)

Capital intelectual – competência técnica

–  aprendizagem-administração mercadológica
–  conhecimento técnico da função
–  treinamento prático
–  estabelecer estratégias
–  definir prioridade de ação
–  cuidar do autodesenvolvimento profissional
Habilidade (Saber como fazer)

Capital intelectual – competência técnica

–  usar ferramentas de gestão
  normas e procedimentos organizacionais
–  cálculos matemáticos
  gestão de pessoas
  promover inovações
  gerenciar processos
Atitude (Agir/querer ser)

Competência comportamental

–  motivação
  iniciativa
  criatividade
  adaptabilidade
  liderança
  comunicação eficaz
  aprendizado contínuo
  ética (comprometimento e sigilo)
  coerência

 

Vale lembrar que apesar do fato de alguém possuir determinado conjunto de conhecimentos e habilidades, não assegura que eles irão agregar valor ao profissional e, principalmente as organizações. Visto que não basta saber (conhecimento) e saber como fazer (habilidade).

Se alguém realmente deseja se destacar no mercado e obter sucesso, deverá, por meio das atitudes (agir e querer ser), mostrar para que veio.

Hoje não faltam pessoas quem têm conhecimentos e habilidades, faltam sim, aqueles que façam o que devem fazer e que realmente queiram ser o que devem ser, como profissionais. Ou melhor, ter atitude!

Então, se VOCÊ realmente almeja ter sucesso profissional, trate de aplicar seus conhecimentos e habilidades com ATITUDE. Esse é o CHA para a empregabilidade e SUCESSO!

 

Artigo publicado originalmente na revista: FPB Experience, setembro de 2015, p. 6.